Eleições 2024 – mais de 700 locais de votação no estado de São Paulo não têm acessibilidade arquitetônica
Publicado em: 12/06/2024
Coordenadores de acessibilidade estarão usando roupa verde fluorescente com símbolo de acessibilidade em todas as unidades para garantir o voto mesmo em locais sem acessibilidade completa. TRE-SP disponibiliza cartilha para quem se interessar (acesse no final da notícia).
por Sergio Gomes
As eleições municipais no Brasil em 2024 ocorrerão em 6 de outubro, com segundo turno marcado para 27 de outubro. Os eleitores escolherão os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.568 municípios do país. O Brasil tem mais de 156 milhões de eleitores aptos a votar, dos quais 1,2 milhões (0,81% do total) declararam possuir algum tipo de deficiência em 2019.
Em maio passado, o Coordenador de Acessibilidade e Inclusão do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), Juan Ocampo, em entrevista ao programa DiverCidade no canal do YouTube da Câmara Municipal de São Paulo, trouxe diversas informações importantes sobre os recursos de acessibilidade nas eleições desse ano.
“As urnas eletrônicas já contam atualmente com recursos de acessibilidade, a saber: teclado em braile, marcação em alto relevo no botão com o número 5, intérprete de Libras que aparece na tela da urna e que serve como auxílio para que as pessoas surdas possam votar. Há também recursos para pessoas cegas que vão além dos teclados braile, como o áudio que pode ser utilizado plugando um fone à urna eletrônica – e os fones são fornecidos no local de votação.” informou.
Para atender pessoas surdas que se comunicam em Libras, os cartórios eleitorais recrutaram 1.500 intérpretes para atuarem como voluntários nos locais de votação. Cada unidade de votação precisa garantir o direito das pessoas cegas de adentrarem as seções eleitorais acompanhadas pelo cão guia, como previsto em lei.
Mesmo contando com recursos nas urnas, o coordenador de acessibilidade informou que ainda há 775 dos locais de votação no estado de São Paulo – em um total de 11 mil locais de votação – que não tem acessibilidade para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida nos prédios onde estão instaladas as urnas.
“Contamos com uma pessoa coordenadora de acessibilidade que em todos os locais de votação, e essas pessoas têm a função de cuidar para que todos, mesmo com deficiência, consigam votar. Eles vestem uma roupa verde fluorescente, com o símbolo da acessibilidade, que é o desenho estilizado de uma pessoa em uma cadeira de rodas, e vão viabilizar a votação mesmo nos locais sem acessibilidade total.” informou.
Juan encerrou falando sobre a Cartilha Voto Acessível e explicou como os interessados podem acessar no site do TRE-SP em www.tre-sp.jus.br indo no menu Serviços Eleitorais>Acessibilidade>Voto Acessível
Leia mais sobre o assunto: https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2024/Abril/eleicoes-2024-urnas-contarao-com-novo-recurso-de-acessibilidade-para-pessoas-com-deficiencia-visual