TOM São Paulo – por um mundo melhor
Publicado em: 05/12/2016
TOM São Paulo 2016
A terceira edição do TOM São Paulo, realizada de 11 a 13 de novembro no Centro de Convenções Rebouças, fomentou a apresentação de projetos e protótipos capazes de aperfeiçoar ajudas técnicas já existentes ou de criar novas soluções, viáveis e replicáveis, para o cotidiano das pessoas com deficiência.
Com 20 instituições participantes e 42 soluções/projetos apresentados, a mostra firmou-se com um dos maiores eventos do Brasil e América Latina sobre tecnologia, inovação e colaboração em prol das pessoas com deficiência.
Para Fadi Taraboulsi Jr., executivo público da secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o objetivo agora é tornar o TOM São Paulo cada vez mais dinâmico e interativo. “Temos certeza de que a cada ano seu impacto será ainda maior junto às universidades, escolas técnicas, instituições e centros de pesquisa de todo o Brasil”, avaliou.
Cerca de 500 pessoas de diversas as áreas estiveram visitando os projetos expostos e a percepção extraída do evento é da tendência, cada vez maior, de que o auxílio às pessoas com deficiência virá de soluções digitais. E essas inovações impactarão positivamente em áreas como a mobilidade nas cidades, o acesso às informações, a utilização de serviços públicos e privados, e o acesso a produtos, entre outros. O Estado de São Paulo foi o primeiro no Brasil a realizar o evento TOM no país, e o segundo no mundo fora do local de origem da mostra, em Israel.
Stela Masson, 17/11/2016