Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência realiza encontro no SRT/SP
Publicado em: 23/05/2016
No dia 14 de abril, o auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado de São Paulo foi palco de encontro da Câmara Paulista para a Inclusão da Pessoa com Deficiência com representantes de entidades, instituições, sindicatos, Ministério do Trabalho e demais interessados na causa da pessoa com deficiência. A Câmara apresentou três temas aos convidados: seu novo site, a campanha de acessibilidade Calçada Cilada e a oficina introdutória sobre Libras e Cultura Surda.
A abertura dos trabalhos foi feita pelo dr. José Carlos do Carmo (Kal), coordenador estadual do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência do Ministério do Trabalho. Ele falou sobre os objetivos e funcionamento da Câmara Paulista para a Inclusão, e agradeceu à NURAP (Aprendizagem Profissional e Assistência Social), por disponibilizar uma intérprete de LIBRAS para tornar a reunião mais acessível.
O projeto do site da Câmara Paulista para a Inclusão foi apresentado por Ivone Santana, do Instituto Modo Parités. Segundo a consultora, o site pretende ser um espaço de informação e debates sobre a inclusão no trabalho, notícias, estatísticas e informações sobre serviços que realizam a ponte entre candidatos e empresas.
O segundo tema abordado no encontro foi a campanha Calçada Cilada, apresentada pelos coordenadores Mila Guedes, Luciana Trindade e Valmir Souza. Eles explicaram que a campanha permite denunciar situações de calçadas que comprometem a circulação urbana, através do aplicativo Cidadera, de participação colaborativa, onde é possível fazer denúncias de problemas relativos a calçadas. Com base nas queixas apuradas, é elaborado um relatório mensal encaminhado para a prefeitura, de forma a colaborar com a gestão pública da mobilidade. Os representantes do projeto também comentaram sobre o aplicativo BioMob, que mapeia locais acessíveis na cidade, e que eles pretendem expandir para incluir listas de eventos e vagas de emprego em ambientes com acessibilidade. A ideia é realizar uma parceria com o aplicativo Cidadera na elaboração de rotas acessíveis.
A Oficina de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), última pauta do encontro, foi realizada pela intérprete da NURAP, Aline Gabriel, juntamente com surdos atendidos pela instituição. Ela fez uma introdução sobre a cultura surda, explicou a LIBRAS e deu dicas de convivência e comunicação com pessoas que têm deficiência auditiva. A oficina foi muito apreciada por todos os presentes, assim como os demais trabalhos apresentados, que geraram amplas discussões e aprofundamentos.
DESCRIÇÃO DA IMAGEM: Logo da Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal. O logo possui um circulo azul centralizado na parte superior com duas retas paralelas logo abaixo, formando um sinal de igual da cor cinza. Cada ponta do sinal de igual possui uma cor diferente: amarelo, vermelho, rosa e verde. Abaixo está escrito “Câmara Paulista pela Inclusão da Pessoa com Deficiência” e o slogan “TODAS AS VAGAS PARA TODAS AS PESSOAS”.