O que é preciso para a escola ser inclusiva de verdade
Publicado em: 14/02/2019
O acesso de alunos com deficiência à escola regular de qualidade é uma garantia legal e é de fundamental importância para a construção de uma sociedade mais inclusiva.
A adaptação curricular, a convivência harmônica com as diferenças e a mudança de atitude para receber estes alunos trazem ganhos para todos – professores, família, alunos com e sem deficiência. No futuro, quando estiverem no mercado de trabalho, serão profissionais preparados para a convivência positiva e produtiva.
É necessário ter muita competência, amor e persistência para lidar com todos os componentes que envolvem educação, escola, relação aluno-professor-família. Quando se trata de inclusão de alunos com deficiência, é preciso ainda abertura para conhecer, vivenciar, debater e reivindicar. Apesar dos avanços legais, como a proibição de recusa de matrícula em escolas regulares, há muito a ser feito para garantir acesso e qualidade para todos.
Considerando este contexto, a revista Nova Escola, em sua edição de fevereiro, elegeu como tema central a escola inclusiva. A revista traz ainda um teste virtual com sete questões que resumem as dúvidas mais frequentes sobre o universo da inclusão escolar.
Para responder o teste, basta acessar o link: