O que é preciso para a escola ser inclusiva de verdade

Publicado em: 14/02/2019


O acesso de alunos com deficiência à escola regular de qualidade é uma garantia legal e é de fundamental importância para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

A adaptação curricular, a convivência harmônica com as diferenças e a mudança de atitude para receber estes alunos trazem ganhos para todos – professores, família, alunos com e sem deficiência. No futuro, quando estiverem no mercado de trabalho, serão profissionais preparados para a convivência positiva e produtiva.

É necessário ter muita competência, amor e persistência para lidar com todos os componentes que envolvem educação, escola, relação aluno-professor-família. Quando se trata de inclusão de alunos com deficiência, é preciso ainda abertura para conhecer, vivenciar, debater e reivindicar. Apesar dos avanços legais, como a proibição de recusa de matrícula em escolas regulares, há muito a ser feito para garantir acesso e qualidade para todos.

Considerando este contexto, a revista Nova Escola, em sua edição de fevereiro, elegeu como tema central a escola inclusiva. A revista traz ainda um teste virtual com sete questões que resumem as dúvidas mais frequentes sobre o universo da inclusão escolar.

Para responder o teste, basta acessar o link:

https://novaescola.org.br/conteudo/15453/teste-voce-esta-preparado-para-a-fazer-uma-escola-mais-inclusiva?fbclid=IwAR03maum0fUsUl1EU8YaofazR6E7MGiQzgpoID5F3zk4zQOcp9uTlfrSVPI

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