As comemorações de amanhã, do aniversário da Lei de Cotas, já têm ampla repercussão na imprensa e terão participantes de todo o Brasil
Publicado em: 23/07/2020
Por Fátima El Kadri e Ivone Santana
Pessoas de todo o Brasil poderão participar, amanhã, sexta-feira, 24 de julho, do aniversário da Lei de Cotas, que completa 29 anos de existência. Desde 1991, quando foi aprovada, avanços expressivos foram conquistados, como a ratificação da Convenção Internacional da ONU de 2006 pelo Brasil, e a aprovação da LBI (Lei Brasileira de Inclusão) em 2015, e fizeram com que quase 500 mil pessoas com deficiência conquistassem emprego formal no mercado de trabalho. Estes avanços ocorrem, porém a passos lentos, e sempre tendo que enfrentar ameaças às conquistas de diretos.
Dois exemplos recentes de ameaça trazem traços mesquinhos e inexplicáveis: a PL 6159-2019 que propõe o pagamento de taxas em vez da contratação de pessoas com deficiência e a MP que divide as cotas para pessoas com deficiência com jovens em situação de vulnerabilidade. Graças à mobilização social, ambas as propostas não foram aprovadas, mas continuam em tramitação.
Apesar das ameaças frequentes, o dia 24 de julho é considerado o dia do orgulho das conquistas dos direitos das pessoas com deficiência. É um dia festivo, que sempre é celebrado com manifestações artísticas. Neste ano, devido à crise sanitária, as comemorações serão todas via o Facebook da Câmara Paulista.
Neste ano, veículos mídia e redes sociais de todo o país têm apoiado a data com ampla divulgação da programação:
14h às 15h – Webinar de abertura, com posicionamento de diversos setores sobre a Lei de Cotas, e leitura da Carta Manifesto 2020, feita por diversas pessoas com deficiência.
17h às 18h – Show esquenta de Sara Bents
19h às 20h – Show de comemoração, com apresentação de artistas com deficiência, e leitura da Carta Manifesto.
Acesse os links abaixo e veja só o que foi publicado até o momento!
Site Secretaria dos direitos da Pessoa com Deficiência (Cidade de SP)
União Geral dos Trabalhadores (UGT)
Sindicato dos Metalúrgicos (Osasco e Região)
Sindicato das Indústrias de Construção Pesada do Estado de SP (SINICESP)