Apae promove semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla
Publicado em: 26/08/2020
Programação vai até o dia 28 de agosto nos canais digitais da entidade.
Por Fátima El Kadri
Com o objetivo de combater o preconceito e promover a inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, a Federação Nacional das APAES realiza nesta semana a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência intelectual e Múltipla, conforme previsto na Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017.
O tema deste ano é “Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social”, reafirmando a importância da participação da família na vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.
Porém, muito antes de 2017, já existiu o Decreto nº 54.188, de 24 de agosto de 1964, que criou a Semana Nacional da Criança Excepcional, termo comum para designar crianças com deficiência naquela época.
Justamente por isso, a APAE tem esse nome, cuja sigla significa Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Fundada em 1954 no Rio de Janeiro, a entidade sem fins lucrativos hoje está presente em 2.200 municípios do território nacional, formando a maior rede de apoio que existe para atendimento às pessoas com deficiência intelectual e deficiências múltiplas. Por isso, também tem um papel muito importante na criação de políticas e práticas a favor da inclusão.
Dentro desse contexto, nos eventos da Semana da Pessoa com deficiência intelectual e múltipla, estão sendo abordados diversos assuntos com especialistas sobre inclusão no trabalho, vida sexual, atividade física, direitos e educação, em lives transmitidas nos canais no Youtube e Facebook da entidade. Além disso, há iniciativas regionais que ficam a cargo de cada unidade.
Clique aqui para acessar a programação completa, com datas e horários das lives, e participe!