Museu da Inclusão ganha novo portal e é certificado com Selo de Acessibilidade Digital
Publicado em: 26/05/2021
O site é o primeiro do segmento a receber a certificação no Brasil.
Por Fátima El Kadri
A comunidade de pessoas com deficiência pode comemorar mais uma conquista. O Museu da Inclusão acaba de lançar um novo portal na internet com todos os recursos e ferramentas de acessibilidade, garantindo o Selo de Acessibilidade Digital.
Esta é a primeira vez que uma instituição cultural do país recebe essa certificação, que garante que sua página da web siga todos padrões nacionais e internacionais em critérios de acessibilidade estabelecidos pela W3C — organização que desenvolve especificações técnicas e orientações voltadas a sites da internet.
Segundo nota divulgada pelo Museu da Inclusão, a acessibilidade foi considerada desde a criação do conteúdo, as descrições de imagens, os vídeos acessíveis, contraste das imagens, linguagem fácil, até a parte técnica, programação, para facilitar e levar um outro nível de navegação. A construção da plataforma contou com o envolvimento pessoal e a expertise de colaboradores com deficiência que, também, validaram a acessibilidade.
Inaugurado em 2009, o Museu da Inclusão é vinculado à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e gerido pela Organização Social Abaçaí Cultura e Arte, com o intuito de preservar, pesquisar e comunicar a luta por direitos do movimento social das pessoas com deficiência.
Além das exposições temáticas e históricas, a programação inclui também cursos e debates sobre a temática da diversidade e inclusão.
O museu está instalado dentro do Memorial da América Latina, na Rua Auro Soares de Andrade, 564, Barra Funda – SP.
Acesse o site do Museu da Inclusão e confira as novidades!