Pesquisadora mineira cria aplicativo que ajuda a alfabetizar pessoas com TEA
Publicado em: 08/08/2019
Ela ganha prêmio com o app e cria Fundação
Um jogo digital que tem como protagonista um super-herói, que é um ratinho, está ajudado crianças com Transtorno do Espectro do Autismo a aprender enquanto brincam. A novidade foi desenvolvida pela pesquisadora Ana Sarrizo, vencedora de um concurso para empreendedores, frente a 17.600 propostas apresentadas. Com o prêmio criou uma Fundação para estimular pesquisas sinérgicas.
Explicando que o aplicativo pode ser utilizado por todas as crianças, ela destaca que a utilização por autistas ajuda a desenvolve a habilidade da cognição. A posição do controle, do lado esquerdo da tela, ajuda ainda na coordenação motora.
O game se passa numa cozinha e a criança, através do ratinho, precisa montar pratos típicos originários de diversos países. Conforme as comidas são “montadas”, a criança aprende a formar palavras.
Toda a renda obtida com a comercialização do aplicativo, que custa US$ 4.99 (com direito as diferentes versões e atualizações), será destinada à Fundação Brainy. Ana Sarrizo, que é a presidente, pretende apoiar pesquisas e o desenvolvimento de novos games, direcionados ao universo das crianças com autismo.
Leia a matéria completa em:
Texto: Adriana do Amaral