Quem somos
A Câmara Paulista para a Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal é um movimento de articulação social, coordenado pelo Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência da SRTE/SP, com a participação de instituições governamentais e não-governamentais, públicas e privadas, destinado a estimular os estudos, a promover o debate e a mobilização para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, por meio do cumprimento da Lei de Cotas.
Nosso Propósito
A Câmara Paulista para a Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal tem por propósito ampliar o acesso e a qualidade da inclusão profissional da pessoa com deficiência, por meio de ampla participação social e do fortalecimento da ação fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Nossa História
Criada em 2011 por iniciativa da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo (SRTE/SP), a Câmara Paulista para a Inclusão nasceu como desdobramento de um estudo realizado pela SRTE/SP sobre a opinião das entidades de promoção dos direitos da pessoa com deficiência em relação às prioridades no debate sobre a inclusão profissional no País. Inicialmente foram ouvidas cerca de 80 organizações da sociedade civil do Estado de São Paulo.
Atuação
A Câmara Paulista para a Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal promove encontros, fóruns e eventos que visam a incentivar o debate e a mobilização para a inclusão profissional.
Apoia iniciativas voltadas à implementação e ao aperfeiçoamento da legislação relacionada ao tema, desenvolvendo, estimulando e divulgando ações de mobilização para o cumprimento da legislação relacionada à inclusão das pessoas com deficiência.
Atua, ainda, elaborando e propondo sugestões de aperfeiçoamento das normas, procedimentos e práticas locais, estaduais e nacionais de inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal, e também formulando e apresentando propostas e informações para políticas públicas, programas e projetos sociais que contribuam para a efetividade do direito ao trabalho formal para as pessoas com deficiência.
Paralelamente a isso, ao reconhecer a Educação como base da formação de todo profissional, com ou sem deficiência, a Câmara tem por objetivo articular, estimular e acompanhar as ações que garantam plena acessibilidade das pessoas com deficiência à educação de maneira ampla e em todas as suas modalidades.
Secretaria Administrativa
Em fevereiro de 2016 foi criada a Secretaria Administrativa da Câmara Paulista para Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal, que é composta por:
Coordenador da Câmara Paulista para Inclusão
José Carlos do Carmo (Kal)
Coordenador Estadual do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal da SRTE/SP – Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado de São Paulo
Antonio Carlos Munhoz (Tuca Munhoz)
Fabio Uzunof
Ivone Paula Santana
Marinalva da Silva Cruz
Sonia de Freitas Toledo Rodrigues
Assessoria da Câmara Paulista para Inclusão
Ariadne Senna Tucci Moreira
Assessora da Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal
Contato: [email protected]
Carmen Lima
Técnica do PADEF – Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência da Secretaria Estadual do Emprego e Relações de Trabalho de São Paulo
Firmino Manoel da Silva
Coordenador da Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Guarulhos.
Maria de Fátima e Silva
Coordenadora do Projeto Coexistir do SINCOVAGA – Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo