Instituições disponibilizam gratuitamente a publicação Combata o Capacitismo

Publicado em: 07/02/2024


Por Sergio Gomes para o site da Câmara Paulista para Inclusão

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) e a Fiocruz, divulgaram no dia 23 de janeiro, um Guia de Combate ao Capacitismo.

O material, intitulado Combata o Capacitismo traz informações importantes, em linguagem direta e simples, sobre diversos aspectos e situações em que o capacitismo se manifesta e de que forma combatê-lo no cotidiano, como, por exemplo, uma lista de termos capacitistas que estão no dia a dia de diversas pessoas e que devem ser abandonados e por quais podem ser substituídos.

Há também informações que ensinam a respeitar o protagonismo das pessoas com deficiência e como educar as crianças de forma que elas se tornem pessoas anticapacitistas.

O cartilha foi concebida com o apoio do Programa de Fomento ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico Aplicado à Saúde Pública, da Ensp/Fiocruz e do projeto “A vivência da deficiência em territórios vulnerabilizados”. O material resulta também de um esforço coletivo de várias pessoas e instituições, como o Ministério da Saúde, Ministério dos direitos Humanos e Cidadania, Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Fundação Oswaldo Cruz-Fiocruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Departamento de Administração e Planejamento em Saúde-DAPS/Ensp, Comitê Fiocruz pela Inclusão e Acessibilidade das Pessoas com Deficiência.

Baixe a cartilha aqui.

Voltar para Notícias