REIS promove encontro de assessorias de imprensa e debate o papel da comunicação para profissionais com deficiência
Publicado em: 13/02/2020
Mais de 40 representantes de empresas do Grupo Diretor da Rede compareceram ao evento, que que teve o objetivo de mobilizar os times de comunicação para advocacy da inclusão da pessoa com deficiência
Por Lucas Borba
Na última quarta-feira (12), ocorreu na sede da TozziniFreire Advogados, o Encontro REIS de Comunicação e Assessorias de Imprensa 2020. O intuito foi disseminar informações acerca da Rede Empresarial de Inclusão Social pela Empregabilidade da Pessoa com Deficiência (REIS) e alinhar possibilidades de ações afirmativas de comunicação por parte das assessorias de empresas do Grupo Diretor.
A abertura do encontro foi feito por Maria Elisa Verri, sócia da TozziniFreire Advogados. Ela frisou a importância da valorização da diversidade no mercado de trabalho, citando a publicação do Guia dos Direitos da Pessoa com Deficiência Intelectual – fruto de uma parceria entre a TozziniFreire Advogados, J.P. Morgan, Adere e Instituto Jô Clemente – e parabenizando a REIS por sua atuação.
A seguir, a secretária executiva da Rede, Ivone Santana, e o jornalista Lucas Borba apresentaram um resgate do histórico, da estrutura e de ações da REIS. Foram destacadas importantes publicações da Rede, como o “Manual para Médicos e Técnicos de Segurança do Trabalho” e o “Guia Temático: Indicadores Ethos-REIS para a Inclusão da Pessoa com Deficiência”, lançado em parceria com o Instituto Ethos. Além disso, a secretária executiva relembrou o histórico de luta e de conquistas das pessoas com deficiência no Brasil, destacando importantes instrumentos legais, como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e a Lei de Cotas (8.213/91) pela empregabilidade da pessoa com deficiência. Por fim, sendo o jornalista uma pessoa com deficiência visual, Lucas Borba compartilhou dicas de comunicação acessível, mencionando, por exemplo, a importância das descrições de imagens nas redes sociais e em qualquer contexto cotidiano envolvendo a presença de conteúdo visual.
Após o exposto, os convidados foram organizados em grupos e realizaram um exercício prático de propor ações de comunicação que contribuam para a inclusão profissional efetiva de uma pessoa com deficiência, a partir de um dos indicadores do Guia Ethos-REIS. Entre as propostas apresentadas, destacaram-se a criação de uma comunicação interna constante, que contribua para a construção de uma cultura organizacional aberta à diversidade, a interlocução contínua entre as áreas da empresa e a busca pelo engajamento das lideranças e do CEO nesse processo.
Para Ivone Santana, um dos posicionamentos da REIS, que abraça o lema das pessoas com deficiência: “Nada sobre nós sem nós”, dialoga diretamente com a proposta do encontro. “Mais do que falar sobre as pessoas com deficiência e promover medidas em prol da inclusão, é necessário trazer essas pessoas para dentro das discussões, dar voz a elas, para que as ações afirmativas sejam criadas em conjunto, inclusive no meio empresarial”, afirmou a secretár